Bem-vindo!

Você aprecia trabalhos artesanais e quer conhecer ou adquirir produtos? Seja muito bem-vindo e fique à vontade, o artesaninhas é o blog pra você!

sábado, 3 de março de 2012

As colas e o feltro

Respondendo à pergunta que a Claudinha me fez, faço essa postagem pra falar sobre a cola ideal para o feltro.

Bem,  a princípio devo dizer logo que pra "juntar um feltro no outro" eu uso basicamente a costura (pontos caseados, pespontos, etc) e a cola quente.

Confesso que ainda não testei outros tipos de colas, mas essas duas maneiras já são suficientes pra mim.


Muitas pessoas dizem que a cola universal cola tudo, e que a cola pano é quase uma substituta da máquina de costura (e pra tecidos, principalmente de algodão, eu acho que é mesmo!), mas acredito que com o feltro o negócio é mais pesado! rsrsrs

A questão é: se você quer apenas colar o feltro em alguma outra coisa, usa a cola quente. Ela é ótima e prática! Cola na hora e não sai (a não ser que você puxe muito e detone seu trabalho! =P).
Os únicos cuidados que precisam ser tomados ao usar a cola quente são:
- Não deixe que a cola sobre e apareça onde não deve. O excesso de cola saindo nas laterais é horrível e desvaloriza a peça!
-  E: se você não se ligar, vai se queimar, e muitas vezes! Digo isso por experiência própria. :P

Mas, se é pra fazer peças com enchimento e até dar um acabamento bonito, eu recomendo que faça uma costurinha!
O ponto caseado e o pesponto, que citei ali em cima, são os mais comuns. Além disso, são super fáceis de fazer e não servem só pra juntar duas partes, mas são perfeitos pra acabamento.


Existem muitos PAPs em vídeos e fotos ensinando como fazer.
Um muito bom sobre ponto caseado é este (clique AQUI). Foi a partir dele que eu aprendi, mas depois acabei desenvolvendo meu próprio jeito de fazer o ponto, e isso é algo natural. rsrs
Não achei nenhum vídeo sobre o pesponto, mas esse é o mais fácil que tem!
Se alguém tiver dúvida, depois eu posso colocar o PAP bem simples aqui sobre ele.

Bom, por hoje é só.
Espero ter ajudado! :)

Se alguém já tiver testado outras colas com o feltro e quiser comentar aqui, nós adoraremos! :D

Bom final de semana!!!

4 comentários:

Claudia Araujo disse...

Minha amiga,puxa,adorei a sua explicação,super detalhada,mas,ao mesmo tempo,objetiva.....
Vou fazer algo até usando o pesponto e...como falei...te mando em 1ª mão antes de postar ok???Não quero pagar mico..kkkkk
Fique com Deus,beijo muito carinhoso..Claudinha
www.sonhofantasiarp.blogspot.com

Etc e tal disse...

Parabéns pela didática da explicação. Eu uso cola da Glitter para EVA e Feltro que cola super bem e não mancha o feltro. Eu estou te seguindo e espero sua visita ao meu cantinho. Será um prazer...
http://naraleane.blogspot.com

Camila Schone disse...

Oii, eu tbm adorei sua explicação! :)

To seguindo seu blog..
Beijos

carmen silveira disse...

Estou adorando conhecer seu blog. Muita coisa linda e bem explicadinho. Parabéns.
Estou te seguindo, quero voltar mais. Bjs e um lindo dia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...