Bem-vindo!

Você aprecia trabalhos artesanais e quer conhecer ou adquirir produtos? Seja muito bem-vindo e fique à vontade, o artesaninhas é o blog pra você!

sábado, 3 de março de 2012

As colas e o feltro

Respondendo à pergunta que a Claudinha me fez, faço essa postagem pra falar sobre a cola ideal para o feltro.

Bem,  a princípio devo dizer logo que pra "juntar um feltro no outro" eu uso basicamente a costura (pontos caseados, pespontos, etc) e a cola quente.

Confesso que ainda não testei outros tipos de colas, mas essas duas maneiras já são suficientes pra mim.


Muitas pessoas dizem que a cola universal cola tudo, e que a cola pano é quase uma substituta da máquina de costura (e pra tecidos, principalmente de algodão, eu acho que é mesmo!), mas acredito que com o feltro o negócio é mais pesado! rsrsrs

A questão é: se você quer apenas colar o feltro em alguma outra coisa, usa a cola quente. Ela é ótima e prática! Cola na hora e não sai (a não ser que você puxe muito e detone seu trabalho! =P).
Os únicos cuidados que precisam ser tomados ao usar a cola quente são:
- Não deixe que a cola sobre e apareça onde não deve. O excesso de cola saindo nas laterais é horrível e desvaloriza a peça!
-  E: se você não se ligar, vai se queimar, e muitas vezes! Digo isso por experiência própria. :P

Mas, se é pra fazer peças com enchimento e até dar um acabamento bonito, eu recomendo que faça uma costurinha!
O ponto caseado e o pesponto, que citei ali em cima, são os mais comuns. Além disso, são super fáceis de fazer e não servem só pra juntar duas partes, mas são perfeitos pra acabamento.


Existem muitos PAPs em vídeos e fotos ensinando como fazer.
Um muito bom sobre ponto caseado é este (clique AQUI). Foi a partir dele que eu aprendi, mas depois acabei desenvolvendo meu próprio jeito de fazer o ponto, e isso é algo natural. rsrs
Não achei nenhum vídeo sobre o pesponto, mas esse é o mais fácil que tem!
Se alguém tiver dúvida, depois eu posso colocar o PAP bem simples aqui sobre ele.

Bom, por hoje é só.
Espero ter ajudado! :)

Se alguém já tiver testado outras colas com o feltro e quiser comentar aqui, nós adoraremos! :D

Bom final de semana!!!

4 comentários:

  1. Minha amiga,puxa,adorei a sua explicação,super detalhada,mas,ao mesmo tempo,objetiva.....
    Vou fazer algo até usando o pesponto e...como falei...te mando em 1ª mão antes de postar ok???Não quero pagar mico..kkkkk
    Fique com Deus,beijo muito carinhoso..Claudinha
    www.sonhofantasiarp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela didática da explicação. Eu uso cola da Glitter para EVA e Feltro que cola super bem e não mancha o feltro. Eu estou te seguindo e espero sua visita ao meu cantinho. Será um prazer...
    http://naraleane.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oii, eu tbm adorei sua explicação! :)

    To seguindo seu blog..
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando conhecer seu blog. Muita coisa linda e bem explicadinho. Parabéns.
    Estou te seguindo, quero voltar mais. Bjs e um lindo dia.

    ResponderExcluir

Oi!!!
Fico muito feliz com o seu comentário!
Obrigada!
;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...